O Senhor dos Anéis

saturno 
Concepção artística do anel descoberto. Ele não é visível a olho nu (foto: NASA).

Se você achava que Saturno já tinha um monte de anéis prepara-se para essa notícia. Cientistas descobriram um anel gigantesco ao redor de Saturno.

Embora o planeta seja bem grande (o segundo maior do Sistema Solar, com mais de 120 mil quilômetros de diâmetro no equador) ele fica praticamente imperceptível quando visto de mais longe para podermos “apreciar” os anéis descobertos. Apreciar entre aspas pois na verdade ele não é visível ao olho nu.

A descoberta feita pela astrônoma Anne Verbiscer e publicada na Nature mostra que sua equipe usou o telescópio espacial Spitzer, mais precisamente sua câmera de infravermelho.

Vesbiscer disse que o anel é praticamente invisível aos telescópios que captam a luz visível pois além da grande distância que o astro está do Sol as partículas de poeira e gelo que compõem o anel estão muito distantes uma da outra. “Mesmo você estando de pé no anel você não o veria”, disse a astrônoma. Disse ainda que, se fosse visível, o anel teria o tamanho de duas luas cheias com um pequeno ponto no meio, que seria Saturno.

Os cientistas acreditam que a lua Phoebe é que contribuiu com o material para a formação do anel gigante, ao ser atingida por cometas. A órbita do anel está a 27 graus de inclinação do eixo do principal e mais visível anel de Saturno.

É o que dizem, quem é rei nunca perde a majestade, ou no caso, os anéis.

Com informações do G1 e Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário