Cai para cima ou para baixo?

 

2182225632_a7253468c7_z

Talvez uma das grandes dúvidas da humanidade foi: porque a torrada (ou pão) sempre cai com a manteiga (ou geleia) virada para o chão? Seria Murphy atuando as escondidas por aí? Bom, a Ciência é feita de tentativas e erros e, aparentemente as explicações, às vezes são tão simples que nem percebemos.

Teorias como a diferença de peso de um dos lados da torrada devido a presença da manteiga foram propostos, mas nada confirmado pela Ciência. Até teve gente que disse que a manteiga alteraria a aerodinâmica da quadrada torrada, fazendo ela cair com a parte que mais queremos voltada para o chão. Mas a explicação de tudo isso é muito simples: como a altura de queda da torrada é pequena (digamos uma mesa), ela tem tempo de rodar em seu próprio eixo apenas uma vez, fazendo que o lado voltado para o chão seja a manteiga (ou geleia).

Na maioria das vezes, a explicação mais simples é a mais correta.

O blog de humor Venenosz Sagasz se perguntou o que aconteceria se amarrássemos um pão com manteiga em um gato (que sabemos que ele sempre cai de pé). A explicação é surpreendente (para dar uma boa risada)!

Com informações de Nerdicepontocom. Imagem por Iopolis em seu Flickr.

2 comentários:

  1. ema , se roda uma vz era pra cair pra cima =*

    ResponderExcluir
  2. Na verdade ela pelo fato da altura não ser tão grande, ela acaba dando uma meia volta na maioria das vezes, fazendo a geleia ou manteiga cair para o lado do chão. Simples assim.

    ResponderExcluir