Por que beijamos?

 

Vj_day_kiss

O beijo é algo tão antigo quanto o homem. Alguns comportamentos vistos em outros animais parecem ser o que chamamos de beijo: macacos bonobos* apresentam algo como um beijo após suas lutas como uma forma de se conformarem e criarem vínculos sociais. Já entre humanos o beijo representa muitas coisas: respeito, afeição (seja de amizade ou de romance), algo pecaminoso e até que não signifique nada. Cerca de 10% dos humanos na Terra não beijam ou não sabem o que é o beijo.

Os primeiros relatos são datados de mais de 2.500 a.C onde são encontrado pessoas se beijando nas paredes de um dos Templos de Khajuraho, na Índia*. Na Bíblia, Judas Iscariotes entrega Jesus com um beijo, um claro sinal de traição. Nisso, pulamos lá para a Roma Antiga, onde, de certa forma, o beijo indica o nível social do indivíduo. os nobres mais influentes beijavam os lábios do Imperador romano, enquanto os menos influentes beijavam suas mãos e os demais suditos os pés. Na nossa atual cultura ocidental,  beijo pode representar amizade entre dois amigos que se recebem ou quando vão embora como também uma forma de demonstração amorosa entre um casal apaixonado.

Bom, o ato de beijar não está em nosso genes (pelo menos é assim que se infere pois como vimos antes, não é todo mundo que beija), o que nos faz pensar, portanto, que é uma forte característica cultural. Acredita-se que as primeiras formas de beijo surgiram quando as mães alimentavam os filhotes. Os lábios possuem uma grande quantidade de sensores nervosos que mandam uma grande carga de informação ao cérebro. Os cuidados da mãe e o toque dos lábios acabam por transformar o beijo em algo prazeroso ao ser compartilhado. Alguns especialistas acham que os lábios mostram a saúde sexual da mulher pois eles seriam uma representação de sua genitália (isso mesmo, talvez os nomes de labia majora e labia minora para as dobras de pele da vulva não seja a toa assim). Isso explicaria o fato de mulheres usando batom vermelho serem mais atraentes pois a cor vermelha está, em nossa espécie, relacionada a fertilidade. Isso, de acordo com V. S. Ramachandran explicaria o porque nem todo mundo beija. Como a coloração vermelha só é mais perceptível em pessoas de pele branca, acredita-se que o hábito tenha surgido em regiões mais ao norte do globo.

2642051979_f72578ce7d_zCom o advento das descobertas de novos povos e terras principalmente pelos europeus o hábito de beijar foi se disseminando. Mas ainda existem grupos, principalmente na África, em que beijar é visto como algo muito, muito nojento. Talvez eles não estejam tão errados assim já que um único beijo podem passar mais de 250 mil bactérias. Há pesquisas na área em que mulheres que são beijadas antes de ficarem grávidas tendem a ter menos chance de abortar uma criança por causa do fortalecimento prévio do sistema imunológico contra o Citomegalovírus (HHV-5). E, para finalizar, o sistema imunológico é uma das explicações mais aceitas pelos cientistas para explicar do porque da beijação. De acordo com eles nós tendemos a procurar parceiros com sistema imunológico mais distante da gente, já que isso aumentaria a diversidade imunológico da prole. Uma das formas de sentirmos o cheiro da pessoa amada é estar bem perto dela, e o beijo proporcionaria isso.

Mas de todas as explicações do porque beijamos talvez a mais satisfatória e que você talvez concorde é que beijar é bom. Só isso. :-*

Com informações de Superinteressante, Galileu, Rede Psicologia, Rainha Vermelha e Wikipédia (1), (2), (3) e (4). Imagem por Alfred Eisenstaedt para a revista LIFE em 1945; encontrada em Wikipédia e carulmare em seu Flickr.
* Imagem de um macaco bonobo beijando outro, aqui. Imagem de uma das paredes do Complexo de Templos de Khajuraho onde mostra um casal se beijando pode ser vista aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário