Imensidão do Cosmos…

 

frLHuÉ difícil para o ser humano imaginar realmente o tamanho do lugar onde vive. Não digo em nossas casas, ruas ou cidades. O Universo é um lugar muito grande. Imaginar distâncias na escala de anos-luz (onde cada ano-luz equivale a cerca de 9,5 trilhões de quilômetros) é praticamente impossível para nós. Sabemos que é muito, mas não temos aquela real sensação de que é muito, já que não a percorremos. Artistas e divulgadores da Ciência ajudam nessa hora ao mostrar o lugar onde vivemos, sua beleza e até mesmo seus perigos. A imagem ao lado (clique para ampliar) ilustra bem isso. Acho que dá uma melhor noção do tamanho das coisas que existem no Universo e o tamanho do próprio Universo…

E antes de eu terminar esse post eu acabei achando esse vídeo que está totalmente relacionado com a imagem. Recomendo ver os dois!

P.s.: a imagem mostra a Terra em nenhuma interferência humana visível. Não é possível ver estradas, construções monumentais ou coisas do tipo. Imagine você ao lado de Mu Ceiphei (e olha lá que não é uma das maiores)! Sim, somos muito pequenos.

A imagem vi em Café com Ciência. Vídeo vi em fu2re. Quando escrevia lembrei-me de Carl Sagan. Por que será né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário