Homeopatia e 10^23...

"ÁGUA ENGARRAFADA*
HOMEOPATIA
* Pode ser segura para consumo"

"A homeopatia se tornou uma grande indústria e é propagandeada como um tratamento seguro, natural e holístico para várias doenças como artrite, asma, depressão, diarréia, dores de cabeça, insônia etc.
Apesar disso, a evidência científica mostra que a homeopatia atua somente como um placebo (fármaco ou procedimento inerte que apresenta efeitos terapêuticos devido aos efeitos fisiológicos da crença do paciente que está a ser tratado) e não há explicação dentro da ciência de como isso poderia ser diferente."

O trecho acima eu retirei do excelente RNAM que ajuda a explicar mais sobre a homeopatia e do porque ela não ter base científica para suas supostas curas e melhoras em diversos casos. Clique aqui para ler o restante do post feito por Gabriel Cunha.

Além disso, recomendo a leitura do interessante Rainha Vermelha sobre o assunto já que muitos opositores da homeopatia são acusado pelos homeopatas de serem comprados pelas indústrias farmacêuticas (resolvi me aliar aos opositores já que parece ser um negócio lucrativo (ironia mode on)). Ele cita o caso em que a vacina tríplice foi associada a casos de autismo. Vale a pena ler e se informar.

Esse post é uma colaboração para o Desafio 1023 onde diversos malucos vão tentar se matar e o governo não faz nada pessoas irão realizar uma overdose homeopática para mostrar que a homeopatia não surte nenhum efeito. O evento ocorrerá agora dia 05 de fevereiro em São Paulo, Rio de Janeiro, Natal, Porto Alegre, Ribeirão Preto e Piracicaba. Se você é mãe e sabe que seu filho vai realizar tal façanha fique calma: foram feito outras vezes e não sabe de ninguém que passou mal com isso. A não ser que a pessoa seja alérgica a água, mas isso é outra história... Recomendo a leitura sobre o Desafio no Ceticismo Aberto, onde há mais informações sobre o assunto.

E para encerrar, uma palestra de James Randi explicando sobre a homeopatia. Para quem não se lembra, ele é o cara que está disposto a dar US$ 1 milhão de dólares para quem conseguir provar alguma coisa pseudocientífica ou paranormal. Bom, ele ainda está com a grana na conta. Por que será né?

Vídeo dividido em duas partes, que será reproduzido um seguido do outro.

Imagem por Sanqal em seu Flickr.

2 comentários:

  1. Obrigado pela citação!

    ResponderExcluir
  2. Eu que agradeço por disponibilizar um pouco de conhecimento para nós... :)

    ResponderExcluir