Papel amarelo...



Minha mãe mostrou essa receita de bolo de cenoura para mim. Me lembrava desse papel quando era mais criança e fazia vários anos que não o via. Foi encontrado depois daquela "geral" que fazemos na casa de vez em quando. Um tanto quanto judiado, o papel de caderno (no qual suas pautas nem aparecem mais) está bem amarelado. Qual é o motivo do papel ficar assim?

Como sabemos as folhas de papel atuais são feitas a partir da extração da madeira. A folha é composta basicamente de fibras onde encontramos dois compostos comuns nas árvores. A celulose e a lignina. A celulose é mais conhecida já que constitui a maior parte do peso de uma planta. A celulose confere certa rigidez a mesma. Entretanto, somente com a celulose não seria possível termos grandes árvores, como pinheiros e até sequóias. A árvore se deformaria com o próprio peso. Por isso na árvore é encontrado um outro composto que confere uma rigidez muito maior à planta: a lignina. Acontece que a lignina é uma vilã do papel. em presença de oxigênio e luz, o deixando com a característica de amarelado.

Para deixar o papel branco por mais tempo, é preciso usar uma técnica química que retira o máximo de lignina possível da pasta que se transformará em papel. Por isso papeis como os sulfites e usados em documentos e outras coisas importantes são mais caros já que a técnica para fazer isso encarece o papel. Papel jornal é mais barato pois sua obtenção é praticamente mecânica não necessitando de tantos produtos químicos. Por isso o papel amarela muito mais rápido.

O papel da receita acima ficou amarelado por ser um papel de vários anos atrás e ser um papel relativamente barato para ser feito, e a lignina presente não foi totalmente removida. Se é que seria mais legal achar uma carta amarelada pelo tempo com uma declaração de amor... eu não sei se e-mails envelhecem...

Imagem feita por mim, protegida por CC. Permitida a reprodução, desde que traga um pedaço do bolo pra mim =P

2 comentários:

  1. Nossa, gostei desse post!
    Não sabia realmente o motivo que as folhas, com o passar do tempo, vão se tornando amareladas! Bom, parabéns novamente pelo blog, você faz um trabalho muito bonito por aqui...
    PS: Eu salvei a imagem, pode esperar pelo pedaço de bolo ^^ rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelos elogios, hehe...

    Bom, esperarei pelo bolo... :)

    ResponderExcluir