Deus, o Universo e tudo mais!


São seis vídeos que estão incorporados aqui. Quando um acabar, o outro começa automaticamente. Com legendas.

Sim, esse vídeo é antigo - feito em 1988 - mas não é sempre que mentes como do astrônomo Carl Sagan, do físico Stephen Hawking e do escritor de ficção científica Arthur C. Clarke - famoso por sua obra adaptada para o cinema de 2001: uma odisseia no espaço - aparecem conversando por vários minutos sobre os mais variados assuntos.

Conjunto de Mandelbrot, um fractal.
Apresentado por Magnus Magnusson a conversa acontece num estúdio na Inglaterra onde apenas Carl Sagan não comparece fisicamente, mas acompanha via satélite - uma criação nas ficções de Clarke - pela televisão. Vários assuntos são tratados na conversa, desde a origem do Universo, seu possível fim e algumas novas ideias no campo teórico. É apresentado o maravilhoso conjunto de Mandelbrot em que equações matemáticas criam um conjunto de imagens que se replicam a medida que se é feito um zoom na mesma, num processo infinito! É especulado sobre a existência ou não de seres alienígenas e o futuro aeroespacial. Apesar de seu problema de saúde, Hawking é um dos que mais faz brincadeiras, como associar o período em que o Universo expandia em seus primeiros minutos de existência com a inflação econômica.

Muita gente já assistiu esse documentário mas também muita gente não assistiu e recomendo. O vídeo cita informações que foram corrigidas ao longo dos anos e hoje temos muito mais informação sobre o espaço já que no próprio vídeo citam que o telescópio espacial Hubble seria lançado ainda! O vídeo é um bom meio de ver três grandes mentes pensando sobre questões essenciais não apenas para os cientistas e especialistas, mas também por todos nós.

Imagem disponível em Wikimedia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário