Choque de culturas...

O que aconteceria quando a Terra fosse visitada por aliens? Iríamos recepcioná-los normalmente, assim como recepcionamos um novo vizinho? Ou agiríamos de um jeito totalmente diferente do habitual?

Bom, com certeza a segunda opção é mais plausível. O que seria, obviamente, diferente seria o tipo de recepção dada aos seres de outro planeta, visto que depende em como eles se comportarão no memento em que encontrarem os primeiros humanos. Muito daquilo que carregamos culturalmente estaria sendo usado para ajudar nosso próprio cérebro a aceitar aquela situação inédita[1]! Podemos dizer o mesmo quando encontramos alguma população humana nova. Graças ao advento de navios e aviões, foi possível ao homem quebrar limites antes impossíveis de serem quebrados devido a enorme distância ou por conta de algum obstáculo intransponível, como o oceano. Atualmente esse choque cultural é bem menor visto que podemos ter acesso facilmente a informações das pessoas e sua cultura através da TV e Internet. Mas acontece que impactos culturais ainda existem, visto que ainda  existem grupo de pessoas que não foram  "descobertas" pelo resto de nós.

O vídeo abaixo mostra um dos raros momentos em que  um grupo de cientistas encontra uma tribo africana que nunca tinha visto o 'homem branco'. Eles se surpreendem ao descobrirem que a pele do pesquisador era branca mesmo e não algum tipo de sujeira. Além disso, eles ficam espantados com a descoberta do espelho e de alimentos comuns, como o arroz e o sal. Vale a pena ver para observar o quão incrível é o comportamento humano em vista de algo novo.


Informações extras:
[1]: embora existam inúmeros relatos de pessoas terem visto aliens visitando o planeta Terra, as evidências e outras provas apresentadas por eles são insuficientes para dizer que realmente fomos ou estamos sendo visitados por seres de outros planetas. O mais plausível seria dizer que, visto o tamanho do Universo que conhecemos, é possível que exista vida em outros lugares do Cosmos mas, felizmente ou infelizmente[2], ainda não fomos visitados por ninguém além de outras espécies do nosso próprio planeta.

[2]: muitos cientistas apoiam como também desaprovam a ideia de buscarmos por sinais de vida inteligente em outros planetas. Cientistas como Carl Sagan acreditava que devemos nos comunicar com os demais habitantes do Universo ou, pelo menos, buscar indícios de que eles existem, visto que poderíamos aprender muito com eles. Já outros, como Stephen Hawking, acham que, vendo a nossa própria História, onde o mais forte domina o mais fraco (basta lembrar o período de colonização da América ou da África) o mesmo poderia acontecer conosco, visto que os seres espaciais podem ser mais avançados tecnologicamente do que nós.

Imagem: mulher e bebê da tribo Mursi, de Omo Valley, na Etiópia; por ~toyan em seu deviantART.

Nenhum comentário:

Postar um comentário