Mundo Quântico!

John Boswell traz para nós a 11ª música do magnífico projeto Symphony of Science. Para quem ainda não conhece o projeto, Symphony of Science se utiliza de documentários, entrevistas e palestras realizadas por grandes cientistas, acompanhado de alterações que permitam que as falas se transformem em música! Nessa nova música, cientistas como Stephen Hawking, Michio Kaku, Richard Feynman, Brian Cox e Frank Close emprestam a voz para cantar um pouco do mundo do muito pequeno, o mundo quântico. A música também traz uma introdução de Morgan Freeman (sim, o ator).

A música traz um pouco sobre a natureza do átomo e das partículas subatômicas. Desde o final do século XIX, com a descoberta do elétron e de algumas formas de radiação, os pesquisadores correm atrás para entender e criar um modelo completo das partículas subatômicas existentes. Atualmente são conhecidos 12 'sabores' de férmions elementares (partículas com massa). Nesse grupo, estão os conhecidos elétrons e os quarks, mas também os menos conhecidos neutrinos, múons e taus. Há também subpartículas que mediam forças, os chamados bósons. O mais conhecido nesse grupo são os fótons. Há também os gluons e os bósons W e Z. Nesse grupo existe uma partícula que ganhou notoriedade nos últimos anos, o chamado bóson de Higgs. Essa partícula seria responsável pelas demais possuírem massa. O bóson de Higgs nunca foi realmente detectado e espera-se fazer isso no grande acelerador de partículas do CERN, o LHC.

Bom, depois desse curtíssimo preview (o Modelo Padrão é muito mais completo e complexo que isso), vamos curtir um pouquinho de música dos cientistas do Symphony of Science!


Para ver a letra ou baixar o .mp3, visite o site do projeto, aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário