Um breve história de tudo...

Cosmos, de Carl Sagan.
Uma singela homenagem a um grande cientista que
fez de mim e de muitos apaixonados pela Ciência!
Acredito que o bom e velho leitor do blog sabe o que estou falando quando digo sobre o Calendário Cósmico. Hum, você é novo por aqui ou AINDA não está sabendo do que estou falando? Vamos abrir um rápido parênteses aqui!

(Imagine toda a história do Universo sendo explicada como se tivesse ocorrido em apenas um ano. Pois bem, esse é o objetivo do Calendário Cósmico. Bacana, não é?)

Você está querendo ver todas as postagens da série que saiu aqui no blog? Basta clicar aqui e divirta-se! =D

Mas digamos que você está com pressa e não quer ler tudo querendo complementar toda aquela informação bacana das postagens em algo bem resumido e bonito. Achei na internet esse vídeo que conta todos os principais eventos do Universo em apenas 10 minutos. O melhor que ele não fala nada (o máximo que apresenta é uma rápida explicação sobre que época você está vendo as coisas acontecerem). O vídeo é bacana para quem tem uma boa ideia do que aconteceu (ou seja, é bom você estar por dentro dos 13,7 bilhões de anos do Universo) com o Universo e reforça com as animações (muito boas por sinal).

Vale a pena acrescentar esses dez minutinhos em sua vida vendo o vídeo abaixo (e mais alguns lendo as postagens da série Calendário Cósmico aqui no blog) =D


P.s.: alguns momentos do vídeo é importante ressaltar que é apresentada uma de várias hipóteses sobre eventos importantes. Assim, um corpo celeste (que denominam Theia) chocando-se contra a Terra para dar origem à Lua é apenas uma das várias para explicar a origem do satélite natural (embora seja a teoria mais aceita). Outra seria de que o impacto do meteoro na Terra seja o único responsável pela Grande Extinção que levou fim aos dinossauros. Algumas ideias apontam que muito mais coisas estavam ocorrendo no planeta mais ou menos na mesma época (doenças, vulcões ativos, plantas) e acabaram levando ao fim dos grandes lagartos. Recomendo fortemente (para quem deseja saber mais), uma pesquisa maior sobre os exemplos que citei em bons livros ou sites. Se quiser, pode começar por aqui ou aqui.

Imagem em arquivo. Curta a página do blog no Facebook!

Nenhum comentário:

Postar um comentário