Propagando conhecimento!


"Nossa missão é acelerar a educação para estudantes de todas as idades."

Imagine um cara formado no MIT e Harvard que resolve ajudar sua prima com os problemas de matemática. Se moram perto, não teria problemas. Mas e se a distância for grande? Bom, a internet por de ajudar. Usando um site onde ambos consigam ver o material fica fácil. Entretanto mais parentes começam a pedir ajuda e veem que você ensina muito bem. Bom, existe o YouTube, uma plataforma de vídeos onde qualquer um pode ver (incluindo os parentes do cara).

Salman Khan durante palestra
para o TED 2011.
Acredito que Salman Khan não imaginava o que iria acontecer com ele. Seus vídeos-aula começaram a ganhar a atenção de mais e mais pessoas. As dúvidas que os parentes de Khan tinham eram as mesmas de milhares de outras espalhadas pelo mundo e que usavam a internet como o livro de estudos. Seus vídeos começaram a ficar famosos na rede, conquistando a atenção de algumas pessoas bem conhecidas. Bill Gates ficou fascinado com o trabalho de Khan que ele e seus três filhos seguem seus trabalhos na internet. A Fundação Bill and Melinda Gates doaram cerca de US$ 1,5 milhão de dólares para Khan para que o próprio Gates chamou de "revolução". A visibilidade de seus vídeos aumentaram significativamente e hoje ele recebe doações de diversas pessoas e apoio de empresas, como o Google.

Deixou o mercado financeiro de lado e hoje dedica exclusivamente a produção de videos ensinando de tudo na Khan Academy. O sucesso é tanto que diversas escolas pelo mundo utilizam seus vídeos o seu método de ensino para ensinar as crianças sobre as matérias que antes eram vistas como chatas por eles.

Recentemente seus vídeos começaram a ser traduzidos para o português. Abaixo deixo um ótimo vídeo traduzido explicando um dos maiores conceitos da biologia: a Evolução e a seleção natural. E, em ótimos 17 minutos, ele os explica com exemplos e simplicidade. Achei genial.


Apenas o canal em português no YouTube contam com mais de 1000 vídeos. É um grande acervo disponível de graça, para qualquer um assistir ou usar (protegido por CC). Parabenizo o Khan que mesmo que não mude o modo como tratamos a educação ele é uma figura que inspira outros a fazerem o mesmo trabalho e consegue, de maneira didática, levar o conhecimento para as pessoas.

Veja e se inscreva no canal no YouTube do Khan Academy em português. Veja o site do projeto que ajuda a traduzir os vídeos E o site do Khan Academy em inglês. E, para finalizar, uma matéria da Veja sobre o método de ensino e mais sobre a história de Salman Khan.

--

Aproveite e curta a página do blog no Facebook. Além das publicações que saem aqui no blog aparecerem para você, veja matérias, vídeos e imagens interessantes da Ciência de blogs e sites amigos!

Imagem que abre o post por *Stilfoto em seu deviantART (descrição da foto informa ser uma escola de uma pequena vila na Índia). A frase abaixo da imagem traz o slogan do Khan Academy. Imagem de Salman Khan em Wikipedia. Com informações de Wikipedia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário