Analema (e uma surpresa)!


Para quem já observou atentamente os céus percebeu que as coisas não acontecem exatamente do mesmo jeito todos os dias. Não estou falando em relação à nossas vidas mundanas, onde um dia as coisas funcionam perfeitamente e no outro o carro/ônibus/(insira seu problema aqui) não funcionam de jeito nenhum. Estou falando das pequenas mudanças que ocorrem na posição dos astros ao longo do tempo. Um jeito de verificar esse evento é registrando, em forma de fotografias por exemplo, um dado fenômeno que se repete em um mesmo horário ao longo do tempo.

Sabemos que o Sol sempre aparece todos os dias, mas sabemos que ele sempre aparece um pouco mais cedo ou um pouco mais tarde em relação ao dia anterior (dependendo da época do ano em que você está)[1]. O Analema é basicamente isso (e a foto que ilustra a postagem): captar a posição do Sol no mesmo horário e local ao longo do ano. O Analema forma essa imagem de um '8' esticado justamente devido à inclinação do planeta Terra em relação ao plano de órbita em torno do Sol.

A imagem acima é uma composição de 17 fotografias tiradas entre o começo de abril e meados de setembro desse ano em Baku, uma cidade portuária de Azerbaijão, de frente para o mar Cáspio. Os 'sóis' mais próximos do horizonte são tirados no período de equinócio (primavera e outono) e os sóis no topo da montagem representa a porção mais ao norte, onde é o verão (que acontece em junho no hemisfério norte)[2].

Entretanto, se repararem bem, em um dos sóis no topo (caso não consiga ver, amplie a foto clicando nela ou vendo uma maior ainda direto no site da NASA) existe um pontinho preto no Sol. Sim meu caros, o autor da montagem (Tunç Tezel) conseguiu registrar, além do analema, a rara transição do planeta Vênus frente ao Sol, que ocorreu no dia 6 de junho. Fascinante!

Esse post recebeu um marcador do 'Um clique para a natureza' pois essa imagem reúne muitas coisas belas da natureza. Um belo lugar, um belo amontoado de sóis e um belo trânsito planetário. Realmente uma imagem vale mais que mil palavras!

Informações extras:
[1]: isso é tão verdade que, no Brasil, em fim de ano é adotado o chamado 'horário de verão', já que existe um período maior de luz solar e essa adequação nos relógios é feita para adequar as atividades humanas em período em que coincida com esse período de luz natural.

[2]: é bem verdade que esse é, na verdade, um meio analema, já que ele mostra apenas a metade do '8'. Um analema inteiro pode ser visto aqui.

Imagem por NASA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário