Arquivo Scientia - 13 de março de 1781


Hoje, 13 de março, é aniversário da descoberta do primeiro planeta do sistema solar usando instrumentação apropriada. Descoberto pelo inglês de origem alemã (quando a Alemanha era o antigo Sacro Império Romano) William Herschel em 1781, o planeta Urano ampliou consideravelmente o tamanho do sistema Solar.

Embora ele possa ser visto a olho nu em condições especiais, com o observador no espaço o céu noturno totalmente limpo e livre de interferências luminosas, ele nunca foi retratado pelos antigos astrônomos (os grandes cientistas da Grécia Antiga) pois seu brilho é muito tênue e sua órbita em torno do Sol é bem lento (para a vida média humana). Uma volta ao redor do Sol leva mais de 80 anos.

Entretanto, usando um telescópio semelhante a esse durante suas observações em busca de estrelas binárias, ele encontrou um 'disco não-estelar'. A princípio julgou ser um cometa. Com mais observações e com apoio da Academia Russa Anders Lexell, foi calculado a sua órbita e relacionado à descoberta de um novo planeta. Herschel, com mais análises, verificou que Urano se encontrava em órbita após Saturno, sendo, então, o sétimo planeta em ordem em distância do Sol.

Herschel resolveu homenagear o rei George III, chamando o novo planeta de "estrela Georgiana". Entretanto o nome não pegou. Principalmente entre os franceses, onde evitavam relacionar o novo planeta ao rei inglês (é histórica a rixa entre a França e a Inglaterra). Por isso, muitos começaram a chamá-la pelo sobrenome do descobridor, 'planeta Herschel' a um nome que se relaciona com os demais planetas até então conhecidos, 'planeta Urano'.

Urano vem do nome do deus grego Urano, que era pai do deus tempo Chronus (Saturno) e avô do deus do Olimpo, Zeus (Júpiter). O nome acaba sendo muito mais sensato, vendo agora por essa explicação. Por sua descoberta, foi agraciado, no mesmo ano, pela medalha Copley e tornou-se membro da Royal Society.

Por seu grande trabalho pela Ciência, Herschel merece ser lembrado para sempre nos arquivos históricos da Ciência.

Imagem de William Herschel via Wikipedia. Montagem feita por mim, protegida por CC. Veja mais informações na página especial da série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário