As melhores da Ciência!

Imagem da nebulosa Cabeça de Cavalo em infravermelho tirada pelo telescópio espacial Hubble
em comemoração aos seus 23 anos de atividade. Com certeza um avanço significativo
da ciência foi dado com um instrumento tão poderoso.

A ciência é, sem dúvida, uma das maiores invenções que a mente humana já concebeu. Graças a ciência podemos compreender o mundo ao nosso redor. Os fenômenos naturais deixaram de ter um ar de mistério e percebemos que a natureza é muito mais bela que as explicações que nossas mentes julgavam acreditar ser. A invenção da ciência se sobrepõe as demais invenções que acabaram construindo a humanidade[1].

Mas a ciência não se ocupa em apenas entender a natureza e tudo que nela existe[2]. Com o conhecimento que adquirimos da realidade, ousamos em criar tecnologia e soluções para questões que nos preocupam ou que precisam de um certo ajuste. Com certeza tanto eu como você não estaríamos nessa grande rede chamada internet, onde sabe-se quantos computadores estão conectados se não fosse o conhecimento que a ciência acumulou ao longo dos anos.

Fazer uma lista das coisas mais importantes feita por essa senhora de quatro séculos não é mole[3]. Físicos, por exemplo, poderão dizer coisas tão variadas como o Cálculo, o Telescópio, o LHC e o transistor. Biólogos poderão falar que a descoberta da estrutura do DNA, a penicilina, o microscópio ou o transgênico como os melhores da Ciência. Químicos terão seus pontos de vista. Mesmo se nós restringimos o período de tempo dos feitos da Ciência, a lista ainda seria enorme.

A BBC chamou o cientista Robert Winston para apresentar o top 10 da Ciência (o que ele acha de mais importante) dos últimos 50 anos. A lista dele é bem interessante, é claro. Relativamente bem completa. Entretanto, acredito que algumas coisas deveriam ter entrado nessa lista em vez de outros que ele citou.

Mas recomendo o vídeo pois ele nos leva até a aplicação do conhecimento da ciência que foi mais importante nos últimos 50 anos. Já vou adiantando que o vídeo tem cerca de uma hora (o que pode frustar muita gente que já acha esperar cinco segundos para pular a propaganda uma eternidade). Mas reserve uma hora de seu dia, estoure uma pipoquinha e veja as melhores invenções da ciência nos últimos 50 anos!


Informações extras:
[1]: longe de mim dizer que as demais invenções da humanidade são piores que as demais invenções, como a arte, a música, o cinema e a filosofia. Entretanto, como direi logo mais adiante no texto, a ciência ajudou a construir o nosso mundo e essas outras invenções humanas foram influenciadas pela ciência. A arte e a música, por exemplo, mudaram radicalmente com a descoberta de novas tintas e o aprimoramento de técnicas de perspectiva e, sem sombra de dúvidas, os DJs e toda essa geração de cantores atuais não seriam grande coisa sem a ajuda da tecnologia (se bem que, confesso, não sei se o avanço da ciência realmente foi efetiva para essa geração de cantores atuais onde todos tem a voz parecida e um tanto robótica por causa das edições em estúdio).

[2]: meu professor de Ecologia diria que foi redundante nessa parte já que, nas palavras dele, "a natureza é tudo aquilo que existe". Mas acho que fazendo o reforço na frase faz com que paremos um pouquinho para pensar que a natureza não é apenas a floresta ou um rio cheio de peixes. Realmente é tudo que existe (isso inclui a vida, o universo e tudo mais).

[3]: quatro séculos de ciência formal, com o aprimoramento da metodologia científica feita por Galileu Galilei. A ciência, obviamente, remonta a época dos velhos sábios gregos antigos ou, ainda, as técnicas desenvolvidas pelos egípcios e chineses.

Com imagem por APOD, da NASA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário