Tributo ao primeiro homem...

Após a sua morte, o Smithsonian National Air and Space Museum colocou em exibição
o capacete e as luvas de um grande homem, ao dar um grande salto para a humanidade.

A humanidade teve muitos "primeiros homens". Obviamente alguns primeiros homens serão praticamente impossíveis de serem identificados: o primeiro homem a manipular o fogo ou o primeiro homem a fabricar um instrumento de bronze ou, ainda, o primeiro a usar ouro como adorno.

Mas temos alguns primeiros homens conhecidos: o primeiro homem a olhar para o espaço e ver pequenos pontos ao redor de um planeta[1] ou o primeiro a ver um microrganismo[2]. Nessa lista dos primeiros homens conhecidos, figura um grande homem: Neil Armstrong.

Todos conhecem a história do senhor Armstrong e a sua simples visita ao astro natural da Terra. O canal no YouTube melodysheep, que cria as incríveis músicas do Symphony of Science, fez um tributo ao homem que foi o primeiro a pisar no solo de outro corpo celeste. Cheio de imagens capturadas antes, durante e após a visita à Lua, o vídeo de dois minutos merece ser visto.


Informações extras:
[1]: os registros apontam para Galileu Galilei como o primeiro a fazer observações sérias usando uma luneta rudimentar. De suas observações apontados para o já conhecido Júpiter, Galileu constatou que o planeta era orbitado por outros corpos celestes (futuramente conhecido como as luas galilenianas). Na época, o conhecimento da época foi duramente abalado. A Igreja pregava na imutabilidade dos céus e que todos os corpos celestes orbitavam a Terra (a conhecida teoria geocêntrica). A descoberta de corpos celestes que estavam pouco ligando para o planeta Terra foi uma informação deveras desconcertante para o clero na época.

[2]: aqui podemos citar dois grandes homens: Robert Hooke e Antony van Leeuwenhoek. O primeiro fez as primeiras observações registradas de células de cortiça e das estruturas reprodutoras dos fungos. Mas Leeuwenhoek foi o primeiro a ver pequenos seres microscópicos dentro de uma gota d'água. Ou seja, se estivermos falando dos "animálculos", os microrganismos que Leewenhoek observou, ele foi o primeiro no qual se tem notícia.

Com imagem por ~rlkitterman em seu deviantART.

Nenhum comentário:

Postar um comentário