Cinco coisas que talvez você não saiba sobre lavar as mãos

No Brasil, muitas pessoas conhecem a música ‘Lavar as Mãos’ que era exibido no ‘Castelo Ra Tim Bum’ da TV Cultura. Mas podemos aprender mais sobre um ato tão simples que pode fazer a diferença.

Escrito por CDC[1]
Traduzido por Wesley Santos para o Do Nano ao Macro


Manter suas mãos limpas é uma das mais importantes coisas que você pode fazer para evitar ficar doente e passar micro-organismos para as pessoas ao seu redor. Muitas doenças e condições são dispersadas entre as pessoas justamente por elas não lavarem as mãos de forma correta. Veja as cinco coisas importantes que talvez você não saiba sobre lavar as mãos e porque elas são importantes.

1. O sabonete é a chave: lavar as mãos com sabonete remove os micro-organismos de forma mais efetiva que usando apenas água. Os componentes, chamado surfactantes, existentes no sabonete ajudam a remover a sujeira e os micróbios de sua pele. Você também tende a esfregar suas mãos de forma mais eficaz quando está usando o sabonete, que também ajuda a remover os micro-organismos.

2. Leve mais tempo do que você acha: a quantidade ideal de tempo para lavar as mãos depende de muitos fatores, incluindo o tipo e quantidade de sujeira em suas mãos[2]. Evidências mostram que lavar as mãos [com sabonete] por 15 a 30 segundos remove mais micro-organismos que lavar as mãos por períodos menores. O CDC recomenda lavar as suas mãos por cerca de 20 segundos, o que equivale o tempo de você cantar o famoso ‘parabéns para você’ duas vezes do começo ao fim.

3. Tudo depende da técnica: tenha certeza de limpar áreas das mãos em que a maioria das pessoas esquecem com mais frequência. Tome atenção especial para o dorso de suas mãos, entre os dedos e debaixo das unhas. Ensaboe e esfregue suas mãos criando fricção, que ajuda a remover a sujeira, óleo e micróbios de sua pele.

4. Não esqueça de secá-las: micro-organismos podem ser transferidos mais facilmente para as mãos se estiverem molhadas, portanto seque-as bem depois de lavá-las. Estudos mostraram que usar uma toalha limpa ou deixar suas mãos secarem no ar seco são os melhores métodos de secar suas mãos[3].

5. Higienizador de mãos é uma opção: se você não pode ou não consegue lavar suas mãos com água e sabonete, use um higienizador de mãos à base de álcool, que contenha pelo menos 60% de álcool. Tenha certeza de usar quantidade suficiente para cobrir toda a superfície de suas mãos. E não enxague ou limpe as mãos antes do higienizador secar.

Nota importante: o higienizador de mãos não matará todos os micro-organismos, especialmente se suas mãos estiverem visivelmente sujas ou com óleo, portanto é importante você lavar as mãos com sabonete e água tão quanto possível depois de usar esses produtos.

E por quê lavar as mãos é tão importante?
Lembre-se sempre, lavar as mãos salva vidas. Doenças diarreicas e pneumonia são as duas principais doenças que matam crianças ao redor do mundo, matando 1,8 milhão de crianças abaixo dos cinco anos todos os anos. Entre as crianças, a lavagem de mãos com sabonete previne uma de cada três doenças diarreicas e uma de cada cinco infecções respiratórias como a pneumonia em todo o mundo.

Dia 15 de Outubro é o Dia Global de Lavagem das Mãos
Lavar as mãos é para todo mundo, em qualquer lugar. O Dia Global de Lavagem de Mãos é uma oportunidade de instruir as pessoas sobre a cultura de lavar as mãos com água e sabonete, de fazer uma estrela brilhar em cada lugar do mundo sobre esse ato simples e mostrar os benefícios de lavar as mãos com sabonete. Apesar de muitas pessoas ao redor do mundo lavarem suas mãos com água, muito poucas usam o sabonete para essa tarefa já que sabonete e água para lavar as mãos podem ser pouco acessíveis em países em desenvolvimento.

Participe! 👍

Compartilhe e espalhe os benefícios de lavar as mãos usando #GlobalHandwashingDay no Twitter e Facebook. Façamos a diferença: um ato simples que pode salvar vidas!

Veja a publicação original no site da CDC aqui. No final da publicação, o CDC reservou 13 artigos científicos sobre a importância de lavar as mãos e que sustentam as informações que foram passadas acima. Vale a pena conhecer mais!

E, naturalmente, não ia deixar de colocar a música que fez a infância de muitos brasileiros nos anos 1990.


Rodapé:
[1]: O Centers for Disease Control and Prevention (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) dos Estados Unidos é uma referência no trabalho de saúde em todo o mundo.

[2]: basta pensar suas mãos sujas com tinta guache ou apenas depois de passar as mãos sobre o teclado do computador [NT].

[3]: evite usar aqueles secadores de ar quente que é comum em banheiros de shopping, por exemplo. Já foi demostrado que esses aparelhos acabam acumulando grande carga de micro-organismos que existem nesses banheiros e podem ser jogados em suas mãos a medida que o ar quente passa por elas [NT].

Imagem por justinblackphotos em seu deviantART.

Nenhum comentário:

Postar um comentário