10 Assuntos Científicos do Ano!

O ano de 2009 está acabando e começa a aparecer listas e balancetes de tudo. No ano foram arrecadados tantos milhões bilhões em impostos ou os artistas mais bem pagos por Hollywood neste ano, e assim vai. O que me chamou a atenção foi uma lista que a Scientific American fez sobre os 10 assuntos científicos mais falados do ano. Vale a pena dar uma olhada!

O LHC, do CERN. 01 – Grande Colisor de Hádrons: depois dos problemas no ano passado, esse ano foi! O colisor de partículas finalmente esta em uso e já bateu todos os recordes da sua categoria "colisor peso pesado". E ele próprio já é uma previsão para 2010, afinal resultados vão começar a sair logo mais.

Imagem do vírus H1N1. 02 – Influenza A(H1N1): o assunto do ano! Nos fez prestar atenção na gripe comum, no nosso sistema de saúde nacional e mundial. Mostrou a fragilidade da informação rápida para o cidadão, onde o único meio de comunicação com informação, explicativa, ajustada e de confiança foi o blog colega Rainha Vermelha. Mostrando a força e importância dos blogs de ciência nacionais. Este é outro assunto previsto para bombar em 2010, com a segunda leva do vírus que ninguém sabe como virá. Até o Obama já se vacinou. De acordo com a OMS, a previsão de saber o estrago da doença no mundo só virá daqui a dois anos.

Possível imagem de 'Ardi' 03 - Ardipithecus ramidus: chocante fóssil estudado por mais de 15 anos antes de ser publicado em edição especial da revista Science (imagino a politicagem ferrenha que deve ser pras revistas "comprarem" este tipo de trabalho que dá muito ibope). Simplesmente este fóssil tem colocado em cheque o que define um hominídeo (ou mesmo o que nos define). Belo presente de aniversário para os 200 anos de Darwin e 150 do seu livro.

COP 15 04 – COP 15: tanta preparação pra nada. Ou pelo menos para perceber a fragilidade do nosso sistema político frente a tomadas de decisão rápidas e embasadas em informação científica. Simplesmente perda de tempo, dinheiro e energia.

B3B7B141-C207-EAA1-18299D0E44DAE9EF_5 05 – Vacina contra o HIV: um mega estudo na Tailândia vacinou 16 mil pessoas. Conclusão: não funciona muito bem. Mas abriu várias janelas de oportunidades para estudar a reação do vírus à vacinação.

 

Telescópio Espacial Hubble06 – Hubble: esse é um que não morre. Com 19 anos e corpinho de 12 e meio agora com novos aparatos, vai continuar em atividade por mais cinco a dez anos. Isso que foi projetado pra durar apenas cinco! Os engenheiros da NASA devem estar com um sorrisso de orelha a orelha!

Imagem computadorizada de um feto. 07 – Epigenética: em pleno 2009, no ano de Darwin, descobrem que Lamark estava certo?! Então características adquiridas pelos pais podem passar para os filhos e netos! Pois é, mas sem alterar o DNA, só as travas que comandam a sua leitura. Isso sim muda muita coisa.

Lua cheia. 08 – Água na Lua: depois de 40 anos de a Apollo 11 ter pousado por lá, a Lua revela um novo segredo: água. Colidindo uma sonda no Mar da Tranquilidade, uma enorme nuvem de partículas foram suspensas, podendo os cientistas analisarem o conteúdo delas. Interessante.

Cientistas trabalhando no NIF. 09 – National Ignition Facility: bom, nada mais é do que um monte de raios laser que se juntam num ponto só. Se você colocar hidrogênio lá, ele sofre fusão! E fusão é basicamente o que acontece no coração de uma estrela! Servirá para estudos astrofísicos, nucleares e energéticos.

Investimento em pesquisas.10 – Dinheiro para pesquisas: o país está em recessão? O governo tem que soltar uma grana. Obama liberou quase 800 bilhões para salvar a economia, dos quais 21,5bi foram para pesquisa. Áreas de interesse como meios de transporte e energia foram favorecidas e podem fazer a diferença no futuro. O Brasil cortou investimentos nessa área e dizem que nem teve crise por aqui.

Disponível em Scientific American. Adaptado daqui. Traduzido por Rafael, do RNAm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário