Recomendo: “Um Olhar para o Futuro”

 

Capa do livro: Um Olhar para o Futuro: Desafios da Física para o Século 21Você sabia que os experimentos que serão realizados no LHC, o acelerador de partículas que fica no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (CERN), serão suficientes para preencher mais de 20 km de altura de CD’s totalmente cheio de dados? Que pelos próximos minutos você emitirá cerca de 10 milhões de neutrinos por causa de uma pequena quantidade de potássio radioativo que existe dentro de você? E que o méson pi (uma partícula subatômica) foi descoberta com a participação de um brasileiro, o físico César Lattes? Nem eu sabia.

Com uma linguagem clara e com diversas imagens, o livro Um Olhar para o Futuro: Desafios da Física para o Século 21 da editora Vieira & Lent ajuda a compreender sobre o mundo que os físicos exploram com ajuda dos mais diversos instrumentos, desde poderosos telescópios, passando por gigantescos aceleradores de partículas até coisas simples, como a água. Os editores João dos Anjos (CBPF/MCT) e Cássio Leite Vieira (ICH) , juntamente com vários colaboradores nos mostram os incríveis trabalhos de Einstein, passando pelos conhecimentos da Nanotecnologia e indo até a teoria das Supercordas.

Um Olhar para o Futuro ajuda a compreender algumas curiosidades que naturalmente temos sobre a composição das coisas e desmitifica a imagem de que o universo, assim como os átomos, são misteriosos e que dificilmente saberemos o que são.

Mas, ao invés de se apresentar como um livro maçante, no qual o leitor precisa voltar o último parágrafo uma três vezes para ter certeza que foi aquilo mesmo que entendeu, o livro apresenta uma leitura agradável, sendo dividida em temas, capítulos e subcapítulos. Você não se perde na leitura pois os autores não tem “preguiça” de explicar alguma sigla ou palavra totalmente estranha que venha a surgir.

Com certeza sua ideia de mundo sobre as coisas vai mudar. É um livro que recomendo!

Você encontra para comprar diretamente do site da editora.

Imagem da capa do livro disponível no próprio site da editora. Você pode ler um capítulo no site sobre o livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário