Calendário Cósmico 03


Zeus ordenou que Hércules fosse amamentado por Hera para se tornar imortal. Ele sugou seu leite quando Hera estava dormindo. Ao acordar, ela soltou Hércules que ainda estava amamentando. Nisso, um jorro de leite saiu de seus seios e manchou os céus. Esse caminho leitoso que se formou é a explicação grega (um tanto romântica) para a Via Láctea, a Galáxia onde vivemos.

26 de Janeiro
15:17:16 - Primeiras galáxias e a Via Láctea...
Equivalente ao tempo real: um bilhão de anos.

Pela minha regra de três o dia 26 corresponde a cerca de 1 bilhão de anos após o início com o Big Bang. Embora ainda não se saiba como em um universo que aparentemente surgiu de forma homogênea teve, no futuro apareceram áreas onde havia maior quantidade de matéria do que outras. Nesse locais ocorreu a formação das primeiras estrelas (como visto no post anterior dessa série). Só que essas nuvens de matéria primordial que formou as primeiras estrelas eram enormes e ocorreu a formação de diversas estrelas relativamente próximas uma das outras (umas tão próximas de outras que houve interação gravitacional fazendo surgiu sistemas binários onde elas giram uma em volta da outra devido a um centro de massa em comum).

Galáxias são os locais onde encontramos praticamente tudo que vemos da Terra: estrelas, outros planetas, poeira cósmica, buracos negros, etc. São consideradas as maiores estruturas do Universo. Em um determinado momento o esboço da nossa galáxia surgia. A faixa leitosa que cortava os céus para os gregos era a mesma faixa que informava o período de chuvas e secas para a tribó Tembé que a chamavam de Tapi'ir Rapé. A visão atual da Astronomia que a Via Láctea seja apenas um monte de estrelas piscando distante não tira em nada a poesia e a beleza em observar, numa noite bem limpa e longe das luzes da cidade, aquela maravilha de pequenos pontos brilhando que chamamos de nosso lar...

P.s.: na busca por material para escrever esse post, vi informações de que as primeiras galáxias surgiram bem antes do período que eu citei: cerca de 600 milhões de anos.

Update: Carlos Orsi publicou em seu blog sobre a descoberta através do Campo Ultra Profundo do Hubble uma galáxia que surgiu meros 480 milhões de anos atrás. Assim é a Ciência né. A interessante matéria pode ser acessada aqui.

Com imagem em Cosmolalia. Com informações em Canal Kids.

Nenhum comentário:

Postar um comentário