Google Maps biológico!


Acredito que todo mundo já tenha acessado, ao menos uma vez, o Google Maps. Nele é possível ir dando zoom em imagens via satélite da Terra, onde conseguimos ver ruas, avenidas e casas[1]. Frank Fass e colaboradores resolveram tirar dezenas de fotos de um embrião de zebrafish (peixe-zebra ou paulistinha) utilizando um microscópio eletrônico. O zebrafish é um peixinho muito utilizado em estudos científicos (não me impressiona ele ter sido escolhido).

Com isso, eles montaram uma incrível imagem de 281 gigapixels! Você pode viajar pelo embrião do peixinho e ver seus detalhes celulares, como o tipo de células que estão diferenciando para formar diversos órgãos e estruturas do organismo. Para dar uma ajudinha, reproduzo a imagem do artigo deles acima, com as legendas mostrando quais estruturas vocês podem ver em nível celular.

Com zoom de 0.39% da imagem original, começamos a ver bastante coisas legais do pequeno zebrafish.
Para acessar, clique aqui.

O artigo os autores explicam detalhadamente as mais diversas estruturas como as células fagocitárias, que são facilmente visíveis por bolinhas escuras espalhadas em alguns pontos do embrião. Essas células contém enzimas de lise celular que degradam eventuais invasores.

Chega de falação! Viaje no mundo biológico nessa versão mais científica do Maps, clicando aqui.

Informações extras:
[1]: vai dizer que você nunca quis procurar sua casa no Google Maps?

Imagens foram obtidas por reprodução do artigo e do site. Com informações de:
Faas FG, Avramut MC, M van den Berg B, Mommaas AM, Koster AJ, Ravelli RB.
Virtual nanoscopy: Generation of ultra-large high resolution electron microscopy maps. J Cell Biol. 2012 Aug 6; 198 (3):457-69. Disponível aqui (em .pdf; acesso livre).


Nenhum comentário:

Postar um comentário