Cheirinho da pessoa amada…

 

Her_Smell_by_Ericana

- “Querida, vou ter que viajar à trabalho. Volto daqui a uma semana…
- Oh, amor… sentirei saudades…
- Eu também…”

O homem beija apaixonadamente a mulher que esta fica na porta da casa enquanto o vê pegar o taxi. Ao entrar no quarto, a mulher vê que o homem deixou sua blusa na cama. Ela a veste e fica vários minutos cheirando o perfume de seu amado.

Essa chega a ser uma cena clássica de casais apaixonados. Uma das coisas que marcam as pessoas que se gostam é o cheiro. E, mesmo não estando do lado da pessoa e alguém com um perfume parecido passa ao nosso lado nossa memória já resgata, quase imediatamente, a imagem da pessoa amada.

Muitos de nós sabemos que a memória olfativa é extremamente importante para nossa sobrevivência. Ela nos ajuda a nos livrar de alimentos e coisas que podem fazer muito mal. Mas também pode ser associado a coisas que nos fazem bem e que nos dá prazer. Mas existe uma coisinha a mais nisso tudo. Conhece o tal Complexo Principal de Histocompatibilidade? Não? Então, ele é responsável principalmente pela formação de nosso sistema imunológico. Como você bem sabe, os nossos genes possuem a informação que faz a gente ser a gente. Eles que definem todas as nossas características, e isso inclui o nosso odor. E as proteínas que compõem o Complexo é uma característica única e informa o parceiro sobre nosso sistema imunológico.

Ou seja, para nós, é interessante sabermos isso pois tendemos a procurar parceiros que possuem o Complexo bem diferente do seu, pois assim a futura prole terá um sistema imunológico mais forte (e consequentemente, mais chances de sobreviver a doenças e outras coisas ruins). Ou seja, se você adora ficar perto daquela pessoa e sentir o cheiro dela significa uma coisa: vocês podem se dar muito bem juntos. A Ciência com certeza não pode quantificar aquilo que chamamos de amor, mas ela informa alguma das coisas que acontece quando estamos apaixonados, mas isso não diminui o sentimentos que temos ao ficar perto da pessoa amada. :)

Com informações de Galileu. Imagem por ~Ericana em seu DeviantART.

Nenhum comentário:

Postar um comentário