Calendário Cósmico 12

Os ossos, muito além de sustentarem o corpo, permite armazenar minerais importantes
para o bom funcionamento do organismo. Uma fratura no osso geralmente obrigava o
médico a abrir a região para saber o que havia ocorrido. Em 1895, Wilhelm Röntgen
fotografou a mão de sua esposa se utilizando do recém-descoberto Raios-X. Com
isso, as estruturas internas passaram a ser vistas sem precisar abrir o paciente.


18 de Dezembro
17:21:53 - Invertebrados dominam e os primeiros vertebrados
Equivalente ao tempo real: 500 milhões de anos atrás.

Aqui, nesse estágio do Calendário Cósmico, os invertebrados dominam as águas da Era Paleozoica inferior. A natureza foi "muito criativa" em algumas espécies tão exóticas que é até difícil concebê-las em nosso imaginário. Com certeza, a Hallucigenia sparsa sequer passaria na cabeça dos melhores escritores de ficção científica. Diversos filos surgiram e extinguiram nesse período. Um dos grupos que surgiram, possivelmente ancestrais de um pequeno ser vermiforme segmentado com um tubinho no meio[1], conhecido atualmente como Pikaia, começaram a desenvolver estruturas internas rígidas que circundavam e protegiam a medula espinhal: as vértebras. Além delas, os primeiros ossos começavam a ganhar forma nos primitivos peixes.

Quando falamos nos vertebrados, a estrutura óssea é a primeira coisa que vem em nossa cabeça. Mas, qual seria a vantagem de ter ossos? Para nós, o mais óbvio: sustentação. Sem eles, seríamos uma massa galatinosa espalhada no chão. Mas devemos nos atentar ao fato de que na água, a força da gravidade não age da mesma maneira do que em terra firme. A água acaba criando um meio de sustentação para o corpo do animal e, não havendo necessidade de uma sustentação interna, não haveria necessidade dos ossos. Mas então: qual é a dos ossos? Os ossos são, além de servir de sustentação para os tetrápodes terrestres, serve para uma coisa muito importante: reserva mineral.

A água do mar possui muitos minerais dissolvidos nela. Diversas funções e atividades metabólicas dependem desses sais minerais para que ocorram. Nesse período do Calendário Cósmico, muitos animais, fugindo de predadores, disponibilidade de alimento ou até mesmo para procriação encontraram o ambiente dulcícola. Nessas águas, a concentração de sais é muito menor. Se ficassem nessas águas sem que suas necessidades de minerais fossem satisfeitas, possivelmente o animal entraria em colapso e morreria. Os animais que conseguiam armazenar algum mineral em suas estruturas internas, como cartilagens, poderia usá-las quando estivesse num ambiente com poucos minerais. Quando voltasse para o mar, ele poderia se abastecer desse mineral novamente. Os que, ao longo da Evolução, foram fazendo isso, tinham uma vantagem adaptativa em relação aos que não o faziam. Assim, os ossos, como armazenamento de minerais, foi selecionado positivamente.

[1]: o tubinho em questão seria a notocorda, um tubo rijo que serve de suporte para as estruturas internas do animal. A segmentação se dá devido a presença de miótomos, os músculos do animal.

Com imagem de Wikipedia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário