Calendário Cósmico 18

O dedo opositor é uma característica marcante entre os primatas.

30 de Dezembro
20:15:01 - Primeiros primatas...
Equivalente ao tempo real: 50 milhões de anos atrás.

Embora existam divergências nas datas (alguns autores mostram períodos de cerca de 100 milhões de anos, outros, 60 milhões de anos), é bem certo que, nessa data no Calendário Cósmico os primatas já estavam bem adaptados ao ambiente de floresta. A partir desse ponto, essa série de posts irá se detalhar aos eventos que ocorrem com esse grupo de mamíferos. Uma das características desse interessantíssimo grupo é a presença de um dedo opositor (nas mãos ou nos pés, dependendo da espécie). Com isso "em mãos" (não pude evitar o trocadilho), esses animais poderiam manipular com maior destreza os galhos e ter mais firmeza na hora de saltar entre as árvores.

Possivelmente, para saltar por entre as árvores, esses animais precisariam de um estrutura cerebral maior, apta em conseguir processar as informações que os sentidos recebem e mandar respostas para os músculos para realizarem determinada função. Isso seria muito útil para fugir de algum predador rapidamente ou para se alimentar ou, até mesmo, não cair no chão e morrer devido a alguma fratura.

Entretanto, nem todos concordam que o aumento da massa cerebral seja devido a isso. Um comportamento notado entre os mamíferos é o sentido de "fofura". É fácil perceber isso: até em nós, humanos, temos esse sentimento; afinal de contas, quem nunca fez "óóó" para um ursinho ou um gatinho com olhos grandões e uma cabecinha grande? Um exemplo pode ser visto aqui (cuidado: nível de fofura alto). Talvez, pelos pais primatas que, inconscientemente, cuidavam melhor do filhotinho mais fofinho essa característica foi sendo passada adiante.

Como consequência, o crânio e suas estruturas foram ficando maiores - já que eram características desejáveis. Por fim, esses seres foram evoluindo cada vez mais com encéfalo maior. E, por fim: esse cérebro maior começou a desempenhar funções que nunca haviam sido feitas antes como a capacidade de uso de ferramentas.

Embora isso seja muito especulativo é certo que, nesse período, um grupo de animais começou a se destacar por sua habilidade e destreza nas árvores e seu ar curioso sobre o mundo...

Imagem por Sandy's Hobby em seu Flickr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário