Um desenho para a natureza!


Graças ao advento das máquinas fotográficas nós podemos, hoje, registrar momentos e situações de modo perfeito e realista. Muitos pensaram que a arte de desenhar estava entrando em extinção. Ledo engano. A ilustração é muito útil, principalmente na área da Biologia, onde a esquematização e levar a atenção do observador para onde se deseja é fundamental. Os posts "Um clique para a natureza" que criei um tempo atrás aqui no blog geralmente mostram a beleza da natureza do ponto de vista do fotógrafo. Esse especial "Um desenho para a natureza" mostra a beleza da natureza e seus detalhes mais íntimos, a partir de uma ponta do lápis. O excelente Tumblr (como se lê isso?) Scientific Illustration traz diversas ilustrações e esquematizações interessantíssimas para quem é estudante, um apaixonado ou simplesmente um admirador da natureza.

O desenho que ilustra esse post mostra detalhes dos nervos projetando a partir da medula espinhal e as veias que irrigam o cérebro. Abaixo, selecionei mais alguns belíssimos trabalhos e compartilho com vocês.

Embora a expressão cadavérica do corpo e a pele aparentemente ter sido aberta na força, é nítido o trabalho do ilustrador em mostrar alguns detalhes do sistema circulatório. Em azul, o sangue venoso, rico em gás carbônico que chega da cabeça e dos braços. Em vermelho, o sangue rico em oxigênio que alimenta todo o corpo.

Sem nem precisar entrar em detalhes. Um belíssimo desenho do crânio humano.

Esse para mim é um dos mais bonitos: detalhes do sistema circulatório de um embrião de galinha. Imagine o trabalho em desenhar detalhadamente todas as ramificações que podemos ver na ilustração. Com certeza esquematizações assim não seriam possíveis através de meras fotografias. A ilustração permite visualizar, de forma didática, os componentes e estruturas que compõem todos os seres vivos da Terra.

Imagens a partir de Scientific Illustration [1], [2], [3] e [4] - em ordem de postagem.

Comentários

  1. Se lê "tambler", eu fiz um pra poder colocar GIfs..hehehe, adorei o post!=)

    ResponderExcluir
  2. Hehehe, obrigado por me ajudar. Qual é o seu Tumblr? =D
    Obrigado...

    ResponderExcluir
  3. o meu é dreamsandlovethings.tumblr.com, mas num sei mexer direito =/
    Viu, não dá pra buscar postagens no seu blog?Tipo, eu queria ver todos os post de "um click para natureza" tem como?

    ResponderExcluir
  4. Hehe, vi rapidamente seu "tambler" (uhauhauha) e gostei, hehe. Irei ver melhor depois...

    Bom, no lado direito do blog tem a seção 'Tópicos'. Todas as imagens estão dentro do tópico 'imagens'. Qualquer coisa dá pra buscar usando a busca interna do blog. Abaixo do banner da promoção tem o buscador. Basta digitar termos como 'imagem', por exemplo.

    Se ainda tiver problemas eu vejo um meio de melhorar isso no blog. Bjos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Árvore da Vida

Pontos brancos nos olhos e a visão humana...

A mágica do diagnóstico - post 2