Um lobinho, dois lobinhos…

 

Foto ganhadora sendo acusada de fraude.

Estão vendo essa imagem acima? Realmente é muito bonita, não é? Possivelmente o autor dessa imagem deve ter se esforçado muito, tendo que ficar dias e dias verificando seu equipamento para que captasse o momento exato em que um lobo pula a cerca para atacar a criação de ovelhas de um fazendeiro. Bom, foi mais ou menos assim de acordo com o autor da imagem, José Luiz Rodriguez.

A imagem é tão bela que ganhou o prêmio Veolia Environment Wildlife Photographer of the Year feito pelo Museu de História Natural Britânico e pela BBC Wildlife. Você deve estar dizendo: caramba, depois de tanto trabalho, merece ganhar.

Sim, merece, mas se realmente o esforço valesse a pena. Acontece que o autor da imagem está sendo acusado de forjar a imagem. De acordo com especialistas, o lobo foi treinado para fazer isso e ele pertenceria a um zoológico próximo a Madri. Até nome o animal tem: Ossian. Para esses especialistas que publicaram na revista especializada em vida selvagem Suomen Luonto, publicada na Finlândia, os lobos selvagens teriam um comportamento diferente da mostrada na imagem. Para ele, os lobos tentariam passar espremidos por baixo da cerca e não pulando.

O autor, que recebeu 10 mil libras pela imagem, nega veementemente que tenha feito isso. O Museu está investigando o caso. Até janeiro de 2010 teremos a resposta.

Bom, sinceramente torço que a imagem seja real. É uma imagem muito bonita sendo desperdiçada com montagem. Mas se for comprovada que foi forjada a imagem, o tal José tem que se responsabilizado. E agora José?

Nenhum comentário:

Postar um comentário