Titina = palavra muito grande!

 

800px-1BPVA titina, também conhecida como conectina é uma grande proteína que temos em nossos músculos. Ela é responsável pela elasticidade do mesmo e deixar os sarcômeros no lugar bonitinhos. Os sarcômeros são os componentes básicos dos músculos. São eles que dão a característica estriada aos músculos.

Acontece que a titina é a maior proteína conhecida e na espécie humana consiste de mais de 35 mil aminoácidos e sua fórmula química é:

C 132,983 H 211,861 N 36,149 O 40,883 S 693

Com isso ela tem o título de palavra mais longa registrada no IUPAC (International Union of Pure and Applied Chemistry, União Internacional de Química Pura e Aplicada, órgão responsável por manter as coisas da Química em ordem). Contudo ela também é a palavra mais longa do mundo, de qualquer idioma! É composta por exatos 189.819 letras e uma pessoa demoraria, falando normalmente, 25 horas para pronuncia-la completamente. Por ser uma palavra científica, os linguistas e lexicógrafos não a consideram como uma palavra realmente, sendo apenas as de uso ‘comum’, como Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico (doença ocasionada por respirar gases de vulcão e, embora seja considerada uma palavra científica, ela está registrada no Dicionário Houaiss desde 2001).

Você quer ver (ou ler) a palavra? Clique aqui. Ela está em inglês e creio que nenhum químico brasileiro esteja afim de traduzir essa coisa. Basta dar um sotaque caipira que resolve tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário