Calendário Cósmico 07

O oxigênio, gás que resulta da produção de alimento de organismos fotossintetizantes, cresceu muito
nos primeiros milhões de anos após o surgimento desses primeiros organismos. O que se sucedera foi
o chamado Grande Evento de Oxigenação ou até mesmo Catástrofe do Oxigênio. Muitos organismos na
época não estavam preparados para o ambiente "contaminado" com esse gás e muitos morreram.

07 de Outubro
19:14:41 - Primeiros seres fotossintetizantes...
Equivalente ao tempo real: 3,2 bilhões de anos atrás

Desde quando surgiu as primeiras formas de vida, os organismos dependiam primariamente um dos outros ou de moléculas que precisavam e estava disponíveis no ambiente. Entretanto, a vida é hábil em encontrar mecanismos para conquistar o meio e permitir passar mais e melhor suas características à frente - coisa do tio Darwin.

Alguns organismos conseguiram, pela primeira vez, se aproveitar da energia do Sol para produzir seu próprio alimento. Como consequência disso, os primeiros seres fotossintetizantes começaram a produzir um material tóxico que era excretado por elas: o oxigênio. Esse gás é muito reativo, já que ele rouba facilmente elétrons de outros átomos ao redor para ficar estável. Acontece que, nesse processo, o átomo que ficou sem elétrons torná-se instável e se desestrutura. Em laboratório, organismos que não suportam a presença de oxigênio, quando exposto a ele, morrem rapidamente. Esse evento ocorreu no passado, quando o ambiente ficou com uma grande concentração de oxigênio e muitos organismos não estavam adaptados para o ocorrido. Todos os seres vivos existentes hoje descendem dos sobreviventes dessa catástrofe.

A fotossíntese é um fenômeno físicoquímico em que o organismo se utiliza da luz do Sol para iniciar suas reações já que elas não ocorrem espontaneamente. A equação geral, conhecida dos estudantes, está abaixo. Lembrando que essa reação não ocorre desse jeito. Ela é dividida em diversas etapas para que ocorra a liberação do oxigênio.

12H2O + 6CO2 → 6O2 + 6H2O + C6H12O6

Com imagens por ~ritzpixel em seu deviantART.

8 comentários:

  1. Quais são os principais seres fatossintelizantes?

    ResponderExcluir
  2. Olá Gabeee,


    bom, atualmente os principais seres fotossintetizantes que conhecemos são as plantas (desde briófitas (que são as mais simples, representadas principalmente pelos musgos) até as angiospermas (que são as plantas mais derivadas e são todas aquelas que produzem flores e frutos). Entretanto, a maior parte do oxigênio de origem biológica do mundo é produzido pelo fitoplâncton que está presente nos mares e oceanos.


    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Os primeiros seres fotossintetizantes surgiram quando?

    ResponderExcluir
  4. Olá Fernanda,

    os primeiros seres fotossintetizantes surgiram, como visto no próprio calendário cósmico, a pouco mais de 3 bilhões de anos atrás. Obviamente a idade exata será muito difícil de saber. Por exemplo, nesse estudo de Kerrich e colegas (2013), os dados que apresentam, tanto de outros autores como o achados por eles, variam de 2,4 a 4 bilhões de anos. Essa análise é baseada no registro de oxidação na rocha e os organismos precisariam de tempo para se multiplicarem a ponto de alterarem a atmosfera da Terra.

    Sabemos que a data é antiga, mas a data precisa ainda é uma incógnita. A data de 3 bilhões de anos usada nessa postagem foi um meio termo usado para efeito didático.

    Abraços. =D

    Kerrick et al. Sampling oxygenated Archean hydrosphere: Implications from fractionations of Th/U and Ce/Ce* in hydrothermally altered volcanic sequences. Gondwana Research. v. 23, n. 2, p. 506-525. 2013. http://dx.doi.org/10.1016/j.gr.2012.02.007

    ResponderExcluir
  5. qual a explicação mais aceita para o surgimento dos seres fotossintetizantes?

    ResponderExcluir
  6. Olá emilly,


    provavelmente a primeira explicação que vem em minha mente que explique o porquê de haver seres fotossintetizantes é a evolução. Imagine um organismo que consegue metabolizar, a partir de um recurso disponível amplamente no meio onde ele vivia (o sol), sua energia, pegando recursos do meio, como o gás carbônico e transformando em glicose. Com certeza é uma grande vantagem adaptativa, o que permite manter essa característica sendo expressa no meio (por meio das reproduções) ao longo do tempo.


    Com certeza as primeiras fotossintetizantes eram bem diferentes das atuais, tanto morfologicamente quanto seu funcionamento bioquímico, mas essa ideia de usar a luz do sol como fonte de energia para o metabolismo celular foi um mecanismo adaptativo muito importante e as permitiram dominar todo o planeta Terra.


    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Que modificação sua proliferação causou na atmosfera da Terra?

    ResponderExcluir
  8. Olá Tauane,


    esse evento de grande oxigenação da atmosfera levou aos padrões de gases que vemos na atmosfera terrestre atual. Embora o nível de oxigênio na atmosfera tenha se alterado com o passar das eras quando comparado com o agora (por exemplo, na época dos dinossauros a quantidade de oxigênio na atmosfera era um pouco mais de 30%, contra os 21% atuais), a atmosfera ficou com uma proporção de nitrogênio, oxigênio e demais gases em menores quantidades.


    Espero ter ajudado,
    grande abraço.

    ResponderExcluir