Calendário Cósmico 08

Os primeiros seres eucariotos não passavam de organismos similares a esse Paramecium. Mas os seres
eucariontes não ficaram apenas no mundo unicelular e todos os seres multicelulares que conhecemos
são organismos que possuem células eucariotas.

27 de Outubro
10:45:22 - Primeiros organismos eucariontes...
Equivalente ao tempo real: 2,5 bilhões de anos atrás

No calendário cósmico os primeiros seres providos de núcleo bem definido aparece nesse momento, cerca de 2 bilhões depois da formação da Terra. A hipótese mais aceita para o surgimento de membranas internas que definem as estruturas é que a membrana plasmática (que delimita a célula em si) começou a criar invaginações onde parte da membrana se projetava para dentro da própria célula. Possivelmente parte da membrana tenha se desgrudado e ficou dentro da célula. Ela poderia ter envolvido as primeiras organelas e o material genético, constituindo o núcleo celular como o conhecemos. O que reforça essa hipótese é o fato de as membranas internas e as externas serem muito semelhantes em suas estruturas químicas.

As vantagens desse sistema é permitir que o interior da célula seja bem compartimentalizado. Com isso, as funções e certas reações químicas ocorrem num espaço pequeno e bem delimitado, e não espalhadas por toda a célula. Dessa forma, as reações ocorrem num meio mais concentrado, acelerando-as.

Em destaque, duas organelas importantes na célula eucariota: o cloroplasto e a mitocôndria. Atualmente acredita-se que ambas eram serem procariotos que foram englobados por um organismo primitivo. Acontece que essa interação entre as duas acabou sendo benéfica visto que as mitocôndrias - que estão presentes em todas as células eucariotas - são de fundamental importância na respiração celular, gerando energia para a célula. Já o cloroplasto - presente apenas em células eucariotas fotossintetizantes - é indispensável para produzir alimento a partir da luz do Sol. Ambas possuem resquício de material genético dentro delas, o que reforça a hipótese de serem organismos capturados que entraram em simbiose com o predador. Ambas são revestidas pela membrana semelhante à membrana celular e também por uma membrana própria, como se fosse uma célula engolfada dentro de outra célula. Nas mitocôndrias, por exemplo, uma das etapas da respiração celular ocorre no espaço entre as membranas, o que mostra a grande vantagem evolutiva dos organismos eucariotos.

Com imagem por Tatcher a Hainu em seu Flickr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário