Calendário Cósmico 15

O Ginkgo biloba é associada à paz e a longevidade. Os orientais, que se utilizam dessa planta para fins
medicinais, acertaram ao associá-la a longevidade. O Ginkgo é uma das plantas mais antigas conhecidas,
com 260 milhões de anos de idade.

26 de Dezembro
17:09:24 - Mamíferos e gimnospermas...
Equivalente ao tempo real: 200 milhões de anos atrás

No Calendário Cósmico, estamos saindo do período Triássico e entrando no famoso período Jurássico da era Mesozoica. Alguns milhões de anos antes desse período um grupo de répteis começaram a portar algumas características que os começavam a diferenciar dos demais répteis. Esses "répteis semelhantes aos mamíferos" possivelmente não tinham desenvolvido algumas sinapomorfias[1] dos atuais mamíferos, como produção de leite ou até mesmo pelos, entretanto outras características começavam a despontar como uma melhora na estrutura mandibular para a mastigação e desenvolvimento de membros de forma a se deslocarem para a frente (ao contrário da maioria dos répteis que para ir para frente precisam mover o corpo lateralmente). Os primeiros mamíferos tinham hábitos noturnos e eram animais endotérmicos, ou seja, mantinham o corpo quente mesmo à noite. Com isso, esses animais se viravam num dos poucos nichos em que os dinossauros não dominavam. Podemos dizer que os primeiros mamíferos viviam à sombra dos grandes dinossauros.

Por outro lado, nas florestas, antes altamente povoadas por antigas samambaias e demais pteridófitas, as primeiras gimnospermas[2] começaram a dominar o ambiente e "construir" enormes florestas. Isso foi uma oportunidade para os grandes herbívoros a época como fonte de alimento. Embora as gimnospermas tenham prosperado nessa época, os primeiros indícios de gimnospermas datam do Permiano, 260 milhões de anos atrás, com um exemplar que todos nós já ouvimos falar: o Ginkgo biloba. Essa plantinha, muito usada como fitoterápico, é considerado um fóssil vivo por praticamente não ter se modificado com o passar dos milênios...

[1]: uma sinapomorfia é uma característica derivada em relação a um ancestral.

[2]: embora ainda largamente utilizado, atualmente se aceita que gimnospermas não constituem um grupo natural, ou seja, monofilético. Mais informações podem ser vistas aqui (possível ver o resumo, em inglês) e aqui (em .pdf, em inglês).

Com imagem por ~Maiwenn em seu deviantART.

Nenhum comentário:

Postar um comentário