Calendário Cósmico 21

Fósseis de Lucy, um dos mais conhecidos Australopithecus. A descoberta deste e
de outros fósseis foram e são importantes pois deste gênero descendem todos os Homo.

31 de Dezembro
22:39:10 - Australopithecus sp.
Equivalente ao tempo real: 3,7 milhões de anos atrás.

No Calendário Cósmico, as coisas começam a ficar mais interessante para nós, humanos. Percebeu que faltam pouco mais de uma hora e a espécie humana ainda nem apareceu para contar as boas novas? Mas fique tranquilo, daqui a alguns minutos ela aparece, tudo bem? Bom, enquanto isso, na África um novo gênero surgia: o Australopithecus que significa "macaco do sul", já que alguns indivíduos foram encontrados na África do Sul. São conhecidos seis espécies mas, o mais famoso dentre estes é o Australopithecus afarensis, onde um dos fósseis escavados recebeu o carinhosos apelido de Lucy, remetendo a famosa música dos The Beatles, "Lucy in the Sky with Diamonds". Os fósseis dessa espécie são um dos mais estudados dentro do gênero. Acredita-se atualmente que Australopithecus seja descendente dos Ardipithecus e que seja ancestral do gênero Homo.

22:44:24 - Homo habilis
Equivalente ao tempo atual: 2 milhões de anos atrás.

Mal passaram alguns minutos no Calendário Cósmico e o mais antigo representante do gênero Homo aparece. Embora exista muito debate entre este ser ou não o representante mais antigo do grupo e, até mesmo, se ele pertence a este gênero, o Homo habilis recebeu seu nome devido aos estudo que mostraram que esses indivíduos possuía mãos hábeis e poderiam fabricar ferramentas simples, sendo um dos primeiros a desenvolver esse tipo de habilidade. Entretanto, sabemos atualmente que algumas espécies de Australopithecus desenvolviam também certa habilidade no desenvolvimento de ferramentas simples.

22:52:02 - Homo erectus
Equivalente ao tempo real: 1,8 milhões de anos atrás.

O Homo erectus é a primeira espécie do gênero Homo a sair da África. Acredita-se que seja descendente do Homo habilis e que coexistiram por certo tempo, até desaparecerem. Foram encontrados fósseis de representantes desse gênero saindo da África e indo em direção a Ásia, onde se estabeleceram. Na época da descoberta do fóssil, acreditando ser um dos primeiros hominídeos bípedes, deu-lhe o nome de erectus, que designa o homem ereto, de pé. Algumas evidências mostram que eles foram os primeiros a ter o controle do fogo.

Com imagem por Wikipedia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário