Um Universo a partir do nada!

Imagem feita pelo satélite WMAP (em 2010) mostrando as diferenças de temperatura
da radiação cósmica de fundo em micro-ondas. Essa radiação é um remanescente do
Big Bang, que dera origem a todo Universo. Veja mais aqui.

Confesso que demorei alguns dias para assistir o vídeo de 53 minutos. Mas confesso também  que, como gosto do assunto, me odiei por não tê-lo visto antes. A palestra ministrada por Lawrence Krauss para a Fundação Rickard Dawkins (RDF) aborda sobre a origem do Universo, as teorias científicas que muitas vezes previram o que foi observado anos mais tarde, as observações e as conclusões sobre o que ocorrerá daqui a bilhões de anos no Universo. Cético e grande defensor da Ciência, Krauss mostra que é possível um Universo sem deidades e que sim, ele pode surgir do nada! Acontece que esse 'nada' não é exatamente o 'nada' que conhecemos.

Recomendo que reserve uma horinha de seu dia para apreciar informação científica de qualidade com um pouquinho de humor. Atento que, às vezes, os balões de explicações de textos que aparecem na apresentação confundam quem está lendo as legendas das falas. Há não ser que você saiba muito inglês e não precise da legenda ou consiga ler tudo ao mesmo tempo, recomendo que pause o vídeo e leia com atenção. Bom vídeo!


Lawrence Krauss é físico teórico e professor de Física da Universidade do Arizona, além de educador da Ciência. Divulgador da Ciência, popularizando-a, escreveu diversos livros voltados para o mundo da Ciência.

Com imagem por Wikipedia e informações em Wikipedia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário