A verdade está lá fora!

Tudo mundo que conhece o trabalho da Ciência ou tem curiosidade em saber como foram feitas as descobertas que muitas vezes nos parece tão óbvias percebe rapidamente que a Ciência vai se construindo com o conhecimento que vai sendo acumulado com o passar do tempo.

Antigamente fazia muito sentido você achar que a Terra era o centro do Universo com todos os demais corpos celestes girando ao nosso redor. Satisfazia o cerne cultural (principalmente europeu) de que éramos o principal motivo da Criação e bom, basta você olhar para cima. As coisas realmente parecem girar ao redor de nosso planeta. Entretanto, ao olhar para cima com mais cuidados, percebemos que algumas coisas não começam a fazer tanto sentido. Alguns planetas, ao "orbitarem o nosso" apresentavam uma órbita um tanto exótica, indo e voltando no pano de fundo do Universo. A ideia de que a Terra não era centro de coisa alguma soava tentador e proibido. Como assim a Terra não era centro do Universo? Por incrível que pareça, bastava olhar para cima e a resposta estava estampada na cara de qualquer um.

O acúmulo de conhecimento propiciou o nosso conhecimento atual. Hoje sabemos que a Terra orbita ao redor do Sol, sabemos que esse Sol não está no centro de lugar algum e que nossa galáxia nada mais é do que uma entre bilhões de outras. Garanto que isso não nos diminui nem um pouco, muitíssimo pelo contrário, nos engrandece. Saber que pequenas mentes, pensando em épocas diferentes, se aproveitando do conhecimento deixado do passado para o futuro, nos permite saber de tudo isso. Realmente acho isso incrível.

O documentário da BBC abaixo, que vi primeiramente no Ciência na Mídia, conta a história da Ciência e o que há lá fora. Meio que sem querer, deixei a resposta no título dessa postagem. Vale a pena reservar uma horinha dessa sua tarde de sábado para ver um ótimo documentário com belos efeitos visuais.


Dessa vez não tem nenhuma imagem para eu citar a referência aqui. =P

Nenhum comentário:

Postar um comentário