Não entre em pânico!

Não entre em pânico e pegue uma toalha

Recentemente adquiri a incrível "trilogia de cinco" livros 'O Mochileiro das Galáxias'. Douglas Adams brinca com uma mudança (brusca, diga-se de passagem), de nosso pensamento humano sobre o Universo. Após um pequeno acontecimento irrisório para o Universo (onde a Terra é destruída pelos Vogons para a construção de uma Via Expressa), o terráqueo Arthur Dent e seu amigo não terrestre Ford Prefect se vêem vagando pelo Universo - tanto pelo espaço como pelo tempo - em busca de algo para fazer. Entre essas buscas de algo para serem feitas, está a busca em entender o que '42' tem haver com a pergunta fundamental acerca da vida, do Universo e tudo mais[1].

Em 1981, a BBC transmitiu uma adaptação dos dois primeiros livros do Guia para as telinhas britânicas. A narração, assim como o desenrolar da história foram, ao meu ver, muito fiéis aos livros[2]. Entretanto, ainda assim, recomendo que leiam o livro primeiro. Todo bom nerd o tem e com certeza algum amigo irá emprestar (veja a biblioteca de sua escola/faculdade/cidade). Após ler, ao menos os dois primeiros livros[3], assista a série (os efeitos dos anos 80, para uma britânica são realmente bons, a musiquinha de abertura ficará na sua mente e os dados apresentados pelo guia de forma narrada farão você sentir pena do seu iPad).

Organizei todos os seis episódios da série em uma única lista de reprodução. Caso você não queira ver tudo de uma vez, pode acessar a lista de reprodução clicando aqui e, assim, poderá ver quando desejar.


E lembre-se, sempre leve sua toalha!

Informações extras:
[1]: tentei passar o mínimo de informações possíveis para não ser acusado de spoiler por ninguém que não tenha lido o livro. Entretanto, algumas coisas são inevitáveis, como o fato de que o ser humano é a terceira criatura mais inteligente do planeta, apenas atrás dos golfinhos (que estão em segundo) e dos ratos. Baseado nisso, dá para entender muita coisa sobre o propósito da Terra e, em especial, de Arthur Dent. Mas isso é coisa para se especular. Talvez T. Eccentrica Gallumbits, a prostituta de três seios de Eroticon VI escreva um livro sobre isso futuramente. Entretanto, alguns terráqueos deram algumas boas opiniões sobre o que acharam da versão terráquea do 'O Guia do Mochileiro das Galáxias'. Os blogueiros terráqueos do Canto e Conto, do Pausa para um Café e do Praticamente Inofensivo falaram muito bem (ao menos melhor que os poemas dos Vogons).

[2]: achei, inclusive, que a imagem que construí de Ford Prefect quando lia o livro se espelhou perfeitamente na atuação de David Dixon nessa série.

[3]: são os livros 'O Guia do Mochileiro das Galáxias' e 'O Restaurante no Fim do Universo'.

Vi numa publicação da Sociedade Racionalista. Com imagem por ~Ashique47 em seu deviantART.

Nenhum comentário:

Postar um comentário