Wallpaper Saturno: o senhor dos anéis


Quando crianças e descobrimos o Universo que nos cerca, uma das coisas mais belas que vemos, além do planeta Terra, é saber que existe um planeta enorme[1] rodeado por anéis. Sonhamos em poder, um dia, andar nos anéis tendo aquela bola gigante como fundo de nossas aventuras espaciais.

A medida que vamos crescendo, ficamos um pouco decepcionados quando descobrimos que não será possível andar nos anéis de Saturno pelo simples fato de ele ser feito de blocos de rochas e gelo que circundam o planeta. Mais triste ficamos quando descobrimos que o homem foi, no máximo, até a Lua, que é logo aqui perto.

O universo, por si só, é cheio de adversidades que impedem o homem em si de ir muito longe de casa. Radiações ionizantes (capazes de danificar o DNA permanentemente e provocar inúmeros tipos de cânceres), estoque de alimentos, água e gases, além de uma viagem de até muitos anos. Mas, apesar disso, vemos que o homem não desiste tão fácil: sondas e mais sondas são enviadas para todos os pontos do sistema solar, ampliando, por muitas horas-luz nossos braços no espaço[2].

Essas sondas registram imagens que nem nos sonhos mais loucos dos escritores de ficção científica seriam capazes de serem concebidos. Para trazer um pouco da beleza do Universo, montei um wallpaper com uma bela imagem de Saturno em toda a grandeza.

A imagem é a que abre essa postagem (não exatamente a imagem acima, visto que ela é apenas para divulgar a imagem original). Está disponível em vários formatos de tela, desde para iPhone, iPad, Android, Windows Phone, wallpaper para netbooks, telas fullscreen (conhecida por serem as quadradas) e widescreen (em duas versões, sendo um em HD).

Para baixar o pacote de imagens, clique no link abaixo onde será redirecionado para a página do deviantART onde se encontra disponível para download.


E como dizem os astrônomos ao desejarem sorte: tenha céus limpos! =D

Informações extras:
[1]: as vezes, por ser o mais grandão conhecido, muitos pensam que ele é o maior do sistema solar. Com um raio de mais de 58 mil quilômetros, ele é o segundo maior planeta do sistema solar, atrás apenas de Júpiter. Entretanto até mesmo Júpiter é pequeno comparado com os exoplanetas descobertos recentemente.

[2]: quando escrevi essa postagem, o Twitter da Voyager 2, mantido pela NASA informou que a sonda Voyager 1 está a mais de 17 horas-luz da Terra. A sua irmã Voyager 2 está mais de 14 horas-luz de distância de nós. Sabendo que cada segundo-luz equivale a praticamente 300 mil quilômetros, tente adivinhar a distância das sondas de nós. =D

A imagem original está protegida por CC. Modificações feitas por mim, protegidas por CC nas mesmas regras. Imagem original aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário