♫ ♪ Evolução ♪ ♫

Muitos dizem que os olhos são estruturas tão complexas que a evolução não dá conta em
tentar explicar. Entretanto a evolução tem sim, uma explicação plausível para a incrível
capacidade de enxergarmos.

Ah, a evolução... esse mecanismo natural que permite compreender como ocorreu (e ocorre) a grande diversidade biológica que aparece ao olhar mais atento. A evolução biológica permeia por toda as áreas da biologia, seja o comportamento[1], a anatomia, imunologia e bioquímica.

A evolução embarca hoje uma gama grande de conceitos que, para serem explicados, exigiriam postagens especiais apenas para isso. Pretendo, futuramente, levantar um bom material sobre o assunto. Felizmente (ou infelizmente para o blog e seus leitores), estou ocupado com atividades do mundo real, o que acaba faltando tempo para começar essa empreitada. Mas não desanimem, pequenos gafanhotos. =D

Como eu ia dizendo, a evolução é complexa (já que a vida é complexa)[2]. Entretanto, existem alguns mecanismos básicos que são fácil assimilação e que ajudam a compreender uma gama muito grande dos fenômenos que observamos acerca da vida na Terra. A evolução pela seleção natural, a ideia chave do trabalho do inglês Charles Darwin, ajuda a compreender o motivo do gafanhoto ser verde, dos herbívoros terem o olhos laterais e os carnívoros os terem frente ao crânio e o porquê do pênis dos primatas humanos serem maiores que dos primatas não humanos (e o fato de eles terem testículos bem maiores que dos 'homens humanos'[3]).

Existem diversos vídeos e materiais que tem por objetivo propagar a palavra de Darwin sobre nós. Selecionei alguns por sua brevidade e pela singela característica de serem músicas!

O primeiro é de um programa britânico (juntamente com a BBC) que conta, através de situações hilárias, o passado histórico. No Brasil, a TV Escola o transmite com o nome de 'Deu a louca na História'. Nesse vídeo, Charles Darwin apresenta os motivos que o levou a pensar na evolução pela seleção natural.


O segundo é Darwin nos apresentando a evolução e que nós, seres humanos, também somos filhos da evolução. Esse vídeo foi legendado pelo pessoal do Livres Pensadores e originalmente feito pela revista Evo-Magazin.


O próximo é uma graça... uma criança canta sobre como todas as coisas vivas (todas as coisas mesmo) surgiram graças à evolução e, em última análise, pela hereditariedade transmitida pelo DNA. Não encontrei mais informações sobre o vídeo além das que aparecem no final do mesmo.



E o último, um dos meus favoritos, já apareceu aqui algum tempo atrás. Feito pelo melodysheep, o Symphony of Science mixa documentários, palestras e outros vídeos de cientistas famosos para 'cantarem' um tema em especial. Nesse, o maior espetáculo da Terra é apresentado em toda a sua beleza, com lindas imagens da vida por toda a Terra.



Espero que tenham curtido o musical científico e que os mesmos ajudem a entender um pouco mais sobre a evolução e atice a curiosidade em buscar sempre mais informações. Boas futuras leituras! =D

Informações extras:
[1]: a área da biologia envolvida em compreender o comportamento animal chama-se etologia (do grego, estudo do ser ou da personalidade).

[2]: uma coisa importante a ser observada é que nem toda correlação implica em causalidade. Nem sempre um fenômeno A acontece implica que B irá acontecer. Um exemplo bem simples é relacionar o aumento no número de casos de câncer ao uso de celulares. Embora o número de aparelhos celulares no mundo tenha crescido, juntamente com o número de casos de câncer, não significa que um levou ao outro. Outros fatores podem e estão associados a esses números: o número de pessoas na Terra aumentou nos últimos anos (em meros 15 anos, aumentamos em 1 bilhão a população humana viva), o acesso ao diagnóstico da doença provavelmente aumentou [carece de informação], etc. É preciso um estudo que elimine diversas variáveis para comprovar que o celular, de fato, cause câncer. Até lá, é mera especulação.
Voltando ao assunto da evolução, o que quis dizer é que a vida possui tantas formas e apenas explicá-la focando em uma parte da evolução seria tolice. Sabemos que outros mecanismos além da seleção natural atuam na diversidade e adaptação biológica. Entretanto, como mostrado na postagem, grande parte da população ainda desconhece os conhecimentos mais básicos da mesma, o que acaba criando uma certa dificuldade em aprofundar no tema.

[3]: divirta-se!

A imagem do olho é de minha namorada, Lívia. Bonito, não é? Veja essa imagem maior em meu deviantART. A imagem está protegida por CC.

2 comentários:

  1. Conheço esse olho! Não é bonito Wes, é maravilhoso! Saudades demais! =*

    ResponderExcluir
  2. Sim, maravilhoso! =D


    Saudades de você também! Grande abraço! =D

    ResponderExcluir