Arquivo Scientia


O que aconteceu de interessante em janeiro no mundo da Ciência? E, se eu quiser uma data mais precisa, como dia 24 de fevereiro. Em algum ano, teve algo de importante na Ciência sobre isso?

O Do Nano ao Macro estará, a partir de agora, organizando o grande Arquivo da Ciência. Aos poucos, essa página irá ficando cada vez mais completa de dados organizados sobre eventos científicos importantes e que ajudaram a moldar o mundo atual. A publicação será feita da seguinte maneira: no dia de aniversário da descoberta/publicação/qualquer coisa científica, uma postagem será feita.

Mas essa série será algo mais despreocupado que as demais feitas nesse blog, onde a precisão das era importante. Se você sabe que dia 15 de outubro é o aniversário de lançamento da sonda Cassini-Huygens e nesse dia não houve publicação sobre o assunto, não se preocupe. Talvez no ano seguinte, na mesma data, apareça tal publicação. O Arquivo Scientia será garimpado aos poucos e, com o passar do tempo, o nosso acervo irá ficando cada vez maior. Divirta-se!











Ainda não publicamos nenhum evento nesse mês.



Ainda não publicamos nenhum evento nesse mês.



05/jul/1687 - Publicação do Principia, de Sir Isaac Newton.

20/jul/1969 - A humanidade pousa com sucesso em outro corpo celeste.



Ainda não publicamos nenhum evento nesse mês.



Ainda não publicamos nenhum evento nesse mês.



Ainda não publicamos nenhum evento nesse mês.



Ainda não publicamos nenhum evento nesse mês.



Ainda não publicamos nenhum evento nesse mês.


* * *

Se você tiver alguma sugestão de algum evento científico que deseja ver por aqui, deixe nos comentários ou na aba 'contato', abaixo da imagem de titulo do blog. Ou, se quiser, curta a página do blog no Facebook!

Imagens e outras fontes:
As fontes das informações se encontram referenciadas no próprio post. Imagens extras, como fotografias de cientistas, experimentos ou que ilustram a postagem serão referenciadas também na própria postagem. Entretanto, algumas imagens serão utilizadas em todas as postagens. O papel envelhecido que abre as postagens foi feito por Isaac Gube e está disponível em Design Instruct. O clip para papel encontrei no site creativity_unbound. Já o papel antigo que é abre essa página foi feito por =ftourini e está disponível em seu deviantART. O post-it que marca os meses que aparecem nessa página foi obtido originalmente no Blog da Dedé. Todas as adaptações e a imagem final que compõe as postagens foram feitas por mim e estão protegidas por CC. Você poderá compartilhá-las, desde que cite a fonte original (incluindo as fontes usadas na construção da imagem).

3 comentários:

  1. Caro professor, gostaria de tirar algumas poucas dúvidas sobre o cheiro da chuva. O tema é fascinante, mas não encontro muita coisa escrita. Podemos trocar e-mails? Grata Mila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mila, tudo bem?

      Então, o que sei sobre o assunto é baseado em alguns poucos trabalhos que foram publicados e estão disponíveis na internet. Na época, citei na postagem que falo sobre o assunto , dois trabalhos publicados ainda na década de 60 sobre o assunto.

      Podemos, se assim desejar, conversarmos por email para tentar acharmos mais algum conteúdo novo sobre o assunto: nano-macro@hotmail.com

      Obrigado por acessar o blog.
      Abraços.

      P.s.: vi que você entrou em contato comigo pela área de contato do blog. Vamos conversando mais por email. Abraços.

      Excluir
  2. Caro professor, gostaria de tirar algumas poucas dúvidas sobre o cheiro da chuva. O tema é fascinante, mas não encontro muita coisa escrita. Podemos trocar e-mails? Grata Mila

    ResponderExcluir